IMPOSTÔMETRO


segunda-feira, 23 de julho de 2012

Em Porto Feliz, máquina pública busca votos antes do período eleitoral



Matéria veiculada no jornal Tribuna das Monções no último
sábado, dia 21/07.
Por iniciativa do vereador e candidato a prefeito pela Coligação Porto-Feliz de Verdade (DEM, PSDB, PP, PTB), José Geraldo Pacheco da Cunha Filho, o popular GERÃO (DEM), a prefeitura de Porto Feliz foi obrigada a retirar as placas de publicidade, através de uma representação (INQUÉRITO CIVIL N.º 716/12) por propaganda eleitoral extemporânea (fora do prazo permitido pela justiça).

O Ministério Público Eleitoral acusa o prefeito Cláudio Maffei (PT) de ter feito campanha antecipada por meio de informe publicitário e placas (propagandas institucionais da prefeitura), onde ele enaltece aos feitos de sua administração e reforça sua imagem nessas propagandas institucionais para promover sua candidata.



As propagandas institucionais da prefeitura de Porto Feliz podem ser encontradas em diversos “canteiros de obras” que tomaram a cidade nos últimos meses e em vias públicas. Para o Ministério Público Eleitoral, as iniciativas tomadas pelo prefeito Maffei caracterizam propaganda antecipada e uso da máquina pública.




O uso da máquina pública pelo prefeito se intensificou antes mesmo do início oficial da campanha. Maffei investiu de forma excessiva em propaganda institucional, realização de serviços sociais e inaugurações de obras, o que configura crime para a Justiça Eleitoral.





Apesar de não concorrer novamente este ano, Maffei utilizou essa estratégia de marketing. Mas, neste caso, para apoiar os seus candidatos à sucessão municipal. Nas agendas do chefe do Executivo, é comum ter a participação de vereadores da base aliada, que também tentarão se reeleger nas eleições de outubro.



quarta-feira, 11 de julho de 2012

SOU + GERÃO


Eleger um bom prefeito faz toda diferença

É ano de eleição. Elegeremos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. E já estamos em pleno processo eleitoral. Direta ou indiretamente estamos todos - candidatos, políticos e sociedade - participando da preparação para este novo pleito. As eleições municipais são de fundamental importância, pois é este processo que possibilita a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas, dia a dia, em nossos municípios. Eleger um bom prefeito faz toda a diferença. As origens trabalhistas há muito defendem o fortalecimento do sistema político que garante a maior autonomia possível para os municípios, sistema de administração que atende especialmente à organização e prerrogativas dos municípios e a descentralização da administração pública, em favor dos municípios. E, justamente, por isso defendo que eleger bons prefeitos é passo essencial para o avanço do País.

Em vista disso, antes de escolher, o eleitor deve avaliar muito bem os candidatos. Conheça os compromissos dos candidatos em relação aos problemas de nossas cidades. O que eles propõem sobre cada problema e como se comprometem a resolvê-los. Procure entender os projetos e ideias do candidato que você pretende votar. Será que há recursos disponíveis para que ele execute aquele projeto, caso chegue ao poder? No mandato anterior, ele cumpriu o que prometeu? O partido político que ele pertence merece seu voto? Busque também a história de vida de cada um. Quando votamos, delegamos nossas funções para outras pessoas. O ideal é optar por alguém que, julgamos, irá nos representar bem. Alguém que lute por nossos direitos.

Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade. Assim, estaremos participando mais ativamente da democracia. O cidadão consciente e bem informado é um eleitor mais seguro. A eleição de um mau gestor pode “afundar” o município não só por aquela gestão, mas por muitas décadas, porque os efeitos negativos, assim como os positivos, são prolongados. É necessário que cada eleitor acompanhe, após o pleito, a trajetória dos políticos eleitos. Cobre dos seus escolhidos. E, se outro político ganhou, você tem o mesmo direito de fiscalizar, exigir e reivindicar.

VOTE 25...VOTE GERÃO!!!



Coligação “Porto-Feliz de Verdade”