Uma das principais críticas contra o Democratas é que o partido faria uma oposição destrutiva, que não “ajudaria o governo”. Esse tipo de crítica revela uma enorme incompreensão do funcionamento da democracia.
Para começar, a oposição é o lugar em que não há espaço para oportunismos, pois aos seus integrantes são vedadas “benesses” de governo, como cargo e poder executivo.
A oposição, quando bem feita, aprimora o papel do administrador. De acordo com a Constituição brasileira, o parlamento tem duas funções típicas: produzir lei e fiscalizar. Quando se omitem no papel de oposição fiscalizadora, parlamentares estão deixando de cumprir a lei.
Denunciar o erro é um dever de quem não está no governo, e não apenas um direito. Sustenta a democracia. São os ditadores que gostam de governar sem oposição. A História oferece alguns exemplos de autocratas que mandaram para exílio, fuzilaram ou condenaram ao silêncio aqueles que se opuseram, mantiveram o comportamento crítico ou mesmo não apoiaram efusivamente o poder estabelecido.
A oposição faz o contraponto, fiscaliza, oferece novas perspectivas e mostra quais devem ser os limites do governo (na hora de aumentar impostos, por exemplo). A oposição garante, a qualquer cidadão, o direito de manifestar livremente suas opiniões sobre aqueles que o governam.
O Democratas não faz oposição por oposição. Faz política para ajudar Porto Feliz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário