IMPOSTÔMETRO


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O PROTAGONISMO JOVEM NA POLÍTICA DE PORTO FELIZ



Por Maurício Cazagrande
É necessário discutir o protagonismo do jovem, sua participação ativa na sociedade e, sobretudo na POLÍTICA.
Vós que sois jovens de idade ou de espírito devem e podem se comprometer com a política de nosso município.
De antemão, quero esclarecer que não pretendo aqui escrever um texto de cunho religioso, mas hoje preciso falar aos mais céticos, em vossas homenagens pus-me a pesquisar com alguns pastores e padres qual seria o papel do jovem na vida pública. Eu escolhi o tema religioso, porque é justamente neste ambiente que está a maior força jovem com maior poder de mudança. Satisfeito e admirado fiquei ao saber da força que a juventude teve ao longo da história. A título de curiosidade cito a seguir alguns poucos exemplos. O leitor mais apressado sinta-se a vontade, pule logo o parágrafo subsequente e siga adiante na leitura.
Podemos refletir sobre Samuel, Davi e Timóteo, personagens bíblicos que na juventude foram instrumentos para a transformação cultural e política. Samuel, um jovem profeta que liderou o povo de Israel para se livrar da opressão dos filisteus, nacionalmente reconhecido como profeta do Senhor, protagonista que pôs fim a corrupção do sacerdócio. Davi, um jovem também vocacionado para liderar Israel, foi conhecido como um homem segundo o coração de Deus, protagonista do reinado mais próspero e influente que Israel já teve. Timóteo, um jovem vocacionado para pastorear a Igreja de Jesus, foi pastor da igreja de Éfeso e protagonista na renovação de liderança da igreja primitiva, segundo pesquisas, ele foi um jovem atuante na vida política e pública da época.
Não dá dúvidas de que as escrituras não negam o potencial que existe na juventude, pelo contrário, elas afirmam que os jovens têm muito para contribuir na solução de problemas reais. Afinal, o maior jovem político de todos os tempos chamou-se Jesus Cristo e não se calou diante dos grandes, nem das ameaças.
É por isso que chamo toda a juventude, cética ou não, a refletir os rumos políticos de Porto Feliz.
O que queremos pra nós? O que podemos fazer por Porto Feliz?
Nós podemos muito.
Plagiando o presidente Barack Obama, em sua campanha presidencial, eu diria: Jovens, Yes We Can. (Sim, nós podemos).
O jovem não tem dono. Não tem mandatário. Jovem não tem medo, nem receio, nem “rabo preso”. Jovem que é jovem não é alienado, por isso não vende seu voto. Jovem que é jovem não confunde obra com “obrismo”; não confunde político com pai, nem deputado com coronel, muito menos política com politicagem.
Jovem que é jovem: OPINA, PROPÕE, QUESTIONA.
Sócrates, grande filósofo, foi acusado por corromper a juventude. Mas para ele, o maior bem do homem é falar e questionar as coisas, não existindo nada, nem mesmo a morte, que o faça mudar sua conduta e seu modo de pensar.
Jovens (de idade ou de espírito) não vos peço muito. Peço apenas que rejeitem qualquer imposição política que lhes for imposta. Não aceitem o “be a bá” existente na política de Porto Feliz. Nas próximas eleições, pesquise a biografia do seu candidato: Quanto ele enriqueceu nos últimos tempos? Este dinheiro é limpo ou sujo de sangue? O seu candidato costuma comprar votos? O seu candidato é honesto? Ele governa pros parentes ou para o povo? Perguntas simples e de fácil resolução.
Existe uma grande diferença entre os jovens. Eles estão com sede de mudança. Querem O NOVO, O INOVADOR, O DIFERENTE. Chega de mesmice, já sabemos todo o rosário... Sabemos quem aquele apia e quem este vai apoiar. Já sabemos de cor e salteado o que dita os caciques da região. Mas sinto em dizer que vossos poderios estão sob ameaça... pelo menos enquanto a juventude respirar.
Por fim, quero pedir também aos nossos jovens que não tenham medo de polemizar. Imagine você se Neymar não fosse tão polêmico: seria ele um excelente jogador que é? Talvez não.
Convido você, jovem leitor (de idade ou de espírito) a ser um “Neymar” na política... e quando o tiozinho chegar perto de você todo benevolente, com bolso regado a dinheiro e um olhar ameaçador ... não tenha medo, siga adiante  ... dê um balãozinho ... um pedala Robinho ...  um drible de mestre ....e faça seu gol....
“YES, WE CAN.” Barack Obama – Presidente dos Estados Unidos da América
Maurício Cazagrande é formado em História pela UNISO (Universidade de Sorocaba), Assessor Parlamentar  e Secretário-Geral do DEM (Democratas) de Porto Feliz – SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário